O ânimo dos participantes

São Bento do Sapucaí sediará um evento multicultural dedicado a todos os esportes radicais, do alpinismo ao voo livre.

No Brasil, já começou a temporada dos esportes de montanha – e mesmo que o calor ainda seja substituído pelo frescor, isso não vai estragar o ânimo dos participantes do festival. No momento, duas áreas de cachoeiras, Tupi e Espelho do Seu, já estão abertas para a participação em competições radicais. Aqui, posteriormente, serão realizadas competições de montanhismo ultraleve.

São Bento do Sapucaí é um lugar pitoresco localizado na encosta da serra da Mantiqueira, a duzentos quilômetros da capital, onde todos os anos os amantes dos esportes radicais e do ar puro da montanha se reúnem para praticar um dos mais interessantes e famosos esportes multiculturais eventos brasileiros. A data do evento é de dezenove a vinte e um do mês atual.

São Bento do Sapucaí é um dos lugares mais deslumbrantes e incrivelmente bonitos do país, onde o visitante pode praticar escalada, caminhada em trilhas selvagens, voo livre, etc. Quem quiser apenas admirar a paisagem envolvente, pode fazê-lo no sopé do Bauziño ou Ana Chata, as elevações mais altas da região.

Segundo o proprietário de um dos hotéis locais, São Bento do Sapucaí tem um terreno montanhoso ideal e locais para competições radicais de: escalada tradicional e de alta altitude, ciclismo, voo livre, trekking e muito mais.

“Não apenas acordamos todos os dias com vistas incríveis da montanha, mas também vemos constantemente mais e mais turistas vindo aqui.”

O último festival, realizado em 2019, contou com mais de dois mil e quinhentos participantes. “Anteriormente nos reunimos no topo da montanha, por isso muitas pessoas que não são dessa região não conseguiam chegar aqui”, comenta Michele. “Mas quando mudamos o local para a parte central de São Bento do Sapucaí, notamos de imediato um interesse maior até mesmo de quem não tem nada a ver com montanhismo”, finaliza seu pensamento, dando a entender que nesta temporada, pela localização e sucesso de festivais anteriores, a frequência provavelmente dobrará. “Será um megaevento.”

“Nosso objetivo é envolver o maior número possível de pessoas que antes não tinham nenhum interesse nesses eventos. Assim, passaremos de uma pequena comunidade de atletas a um encontro multicultural.” Anunciou ainda que todos os atletas e artistas que já confirmaram a sua participação estarão aqui presentes de forma voluntária e não comercial, sem posterior pagamento de propinas.

Quanto ao conteúdo do festival, segundo Michele, além das palestras, master classes e webinars realizadas anteriormente, será adicionado um concurso de cervejas artesanais locais, além de um cinema ao ar livre para participantes em idade pré-escolar e escolar, além de um bazar onde quem quiser pode comprar lembranças desportivas e equipamentos para desportos de montanha.